Ocorreu um erro neste dispositivo

Translate

Follow by Email

21 dezembro, 2006

Ajudar os outros




CASTRIM, Mário (1ª Edição – Novembro de 2001; 2ª Edição – Junho de 2003) Gira Gira e o incêndio. Ilustrações de Elsa Navarro. Porto: Editora CAMPO DAS LETRAS.
ISBN: 972-610-434-3
Idade recomendada: 2-4 anos




Mário Castrim, pseudónimo de Manuel Nunes da Fonseca, que nasceu a 31 de Julho de 1920 e faleceu em 15 de Outubro de 2002, foi um jornalista, escritor e crítico de televisão português. Trabalhou no Diário de Lisboa e no semanário Tal & Qual. Era casado com a também escritora e jornalista Alice Vieira.
A colecção “Aventuras da Girafa Gira Gira”, assinada por Mário Castrim e com apelativas ilustrações de Elsa Navarro, diverte e ensina, indo, assim, ao encontro dos gostos literários dos leitores mais novos. Nesta colecção de pequenos álbuns são contadas as peripécias vividas por uma simpática e curiosa girafa, a heroína da colecção.
Esta pequena história tem início com a rádio a relatar que a Rua Antiga estava a arder. Esta situação tinha outro problema que se prende com o facto de os carros dos bombeiros não entrarem nessa rua devido a ser muito estreita. Apesar de Gira Gira ter medo ao fogo, ela sacrificou-se para salvar uma criança que estava presa numa casa, uma vez que até o helicóptero nada podia fazer pois tivera que recuar dado ao excesso de fumo.
Esta é uma história marcada por uma coloração maravilhosa, muito ao sabor da escrita dedicada a um público infantil, faceta para a qual contribuem, também, as divertidas ilustrações de Elsa Navarro. Como não podia deixar de ser, este álbum tem um final positivo, muito do agrado, aliás, dos pequenos leitores.
De referir também que, na nossa opinião, o pequeno livro de Castrim deixa escapar, ainda que subtilmente, uma valiosa mensagem – devemos sempre fazer os possíveis e os impossíveis para ajudar outras pessoas, mesmo que para isso tenhamos que ultrapassar os nossos medos.

Sem comentários: