Ocorreu um erro neste dispositivo

Translate

Follow by Email

29 dezembro, 2006

Conversas para Sonhar


MOURA, Maria Isabel e COSTA, Matos [il] (2004) Vou Dar Pontapés Na Lua.Porto: Edições Afrontamento
ISBN: 972-36-0731-X

Vou Dar Pontapés Na Lua é um livro de sonhos para todas as idades, escrito por Maria Isabel Moura e ilustrado por Matos Costa.
Maria Isabel Moura nasceu na Covilhã, em 1955. Ganhou em 1998 o prémio Manuel da Fonseca pela autoria do livro Vinte Maneiras Diferentes de Contar a Mesma História.
Vou Dar Pontapés Na Lua consiste num conjunto de contos juvenis, ricamente ilustrados, onde o onírico e o fantástico se cruzam, proporcionando uma leitura solta divertida e instrutiva. Traz-nos vinte e quatro pequenas histórias para sonhar, vinte e quatro pequenas reflexões sobre aquilo que esteve sempre ali e ninguém se tinha lembrado de questionar.
Todo o livro se constrói a partir de um diálogo entre duas crianças, que vêem o mundo pela primeira vez e se dedicam às questões realmente importantes: “E os sonhos que sonhamos para onde vão?” “Porque será que os adultos fazem perguntas estúpidas?” ou “E o escuro, escuro como é?”(Moura, 2004: 5,21, 23). O olhar, o ponto de vista destas crianças serve para pequenos e graúdos pensarem a verdade das coisas, olharem para o que os rodeia e para o que está dentro de cada um.
Esta obra gira à volta do sonho, da natureza, daquilo que todos conhecem, mas ninguém sabe explicar, transportando o leitor para o “País das Fadas” onde moram Fadas, Bruxas, Duendes e Dragões. Cada breve história tem uma moral, um propósito, uma lição, um pensamento extraído; e cada uma das vinte e quatro histórias está acompanhada por ilustrações dinâmicas, expressivas e coloridas que traduzem o texto. Matos Costa ilustra o livro com figuras feéricas e fantásticas que traduzem a magia contida em cada palavra no mundo do maravilhoso que Maria Isabel Moura traz até nós.

Clara Pinto

Sem comentários: