Ocorreu um erro neste dispositivo

Translate

Follow by Email

22 dezembro, 2006

Incentivo à leitura

MANJUSHA PAWAGI nasceu na Índia, mas passou a infância e a juventude no Canadá, onde ainda habita. Vive em Toronto, cidade em que se dedica, enquanto advogada, à protecção de crianças. Este é o seu primeiro livro.
LEANNE FRANSON, ilustradora deste livro, foi sempre uma leitora entusiasta, apaixonada não só pelos livros em geral mas também pelo desenho e pela ilustração.
“EU DETESTO LIVROS!”. Era desta forma que Mina respondia sempre que alguém lhe falava em livros. O gato de Mina era como ela, também não gostava nada de livros, e como a sua cor está a anunciar, algo de terrível vai acontecer. Ao contrário destas duas personagens, os pais de Mina eram uns grandes entusiastas da leitura. Tinham o gosto de ler e, para desespero destas duas personagens, enchiam de livros toda a casa. Pior ainda: liam livros ao pequeno-almoço, ao almoço e ao jantar. Mina estava farta de toda aquela situação. Mas, um certo dia, algo de verdadeiramente espantoso aconteceu. Foi uma autêntica confusão na casa de Mina e que transformou toda a sua vida. Também ela começou a ganhar o gosto pela leitura e, a partir daí, nunca mais deixou de ler.
Neste livro há uma aproximação muito grande entre o texto icónico e o texto verbal, sendo possível perceber a história a partir das imagens.
Este é um livro muito interessante para ser lido e mostrado às crianças, pois dá-lhes a entender a importância da leitura. Desde cedo as crianças não criam “amizades” com os livros, o que as leva, depois de crescidas, a não gostar de ler. Este livro, se fosse trabalhado com crianças, seria muito interessante, pois elas perceberiam que os livros não contêm só palavras, mas também um conjunto de outras coisas que os vai tornar muito mais motivantes e prazerosos.
Na minha opinião, este é um livro muito bom e que se poderia ler tanto nos infantários como nas escolas primárias, para desenvolver nas crianças o gosto e o prazer pela leitura.
A história A menina que detestava livros está inserida no Plano Nacional de Leitura e é recomendado para todos aqueles que não gostam de ler…


PAWAGI, Manjusha (2005). A menina que detestava livros. Ilustrações de Leanne Franson. Lisboa: Terramar
ISBN: 972–710–398–7

Sem comentários: