Ocorreu um erro neste dispositivo

Translate

Follow by Email

27 dezembro, 2006

“A Magia da simplicidade”

A Bruxa Esbrenhuxa
Margarida Castel- Branco (autora)
Carla Antunes (ilustradora)
1º Edição, Editorial Verbo, Abril de 2004
ISBN: 972-22-2317-8



Recentemente editado, o álbum narrativo A Bruxa Esbrenhuxa, retrata-nos, de forma humorística e parodicamente desconstrutora, o mundo de uma bruxa.
Numa ida ao cabeleireiro, com o seu gato Fagotes, a Bruxa Esbrenhuxa fica a saber que o Rei vai organizar um baile em honra do Príncipe Lindo, que tem andado muito triste. “- Saiba a Doutora Bruxa, que veio no jornal que o Príncipe Lindo, o Príncipe mais formoso deste Mundo, anda melancólico e desinteressado de tudo o que o rodeia.
- Então, o nosso Rei, pai das princesas, resolveu dar um baile esta noite em honra do Príncipe.” (Castel- Branco, 2004:s/p).
Com o decorrer do dia, as duas princesas mais velhas foram aparecendo na casa da bruxa, uma de cada vez, a fim de ficarem mais belas para poderem casar com o Príncipe. Ao final do dia, apareceu a última das irmãs, contudo esta não pediu nada para ela, mas sim para o Príncipe Lindo. Com muitas peripécias, a bruxa conseguiu concretizar o desejo da Princesa, e o Príncipe voltou a sorrir.
A ilustração é de Carla Antunes, nascida em Lisboa, em 1974. Exerce esta profissão desde 1997; retrata e completa a narrativa da autora Margarida Castel-Branco, nascida em Lisboa, a 19 de Outubro de 1931. Aos 12 anos entrou para a Escola de Artes Decorativas António Arroio. Em 1964 regressou à Escola António Arroio, mas como professora de História de Arte Decorativa e Geometria Descritiva. Actualmente é professora de Desenho na Universidade Nova de Lisboa no curso de Conservação e Restauro.
Trata-se de uma obra que, evidenciando claras marcas de humor, parece ter como destinatário preferencial o público infantil, visto possuir elementos animados, que o leva a entrar no mundo da fantasia e do irreal.

Sem comentários: