Ocorreu um erro neste dispositivo

Translate

Follow by Email

28 dezembro, 2006

“Qual Futebol, qual quê!!”


Histórias de ir à bola” de José Jorge Letria e ilustrações de Joana Quental; 2000; Porto: Ambar; destinado a crianças a partir dos três anos.

Os contos que podemos ler em “Histórias de ir à bola”, escritos por José Jorge Letria – nascido em Cascais em 1951 e conhecido como poeta, ficcionista, dramaturgo, ensaísta e autor de literatura infanto-juvenil – e ilustrados por Joana Quental – nascida em 1969, designer, ilustradora e docente – evidenciam um fundo temático comum – o Futebol.
Trata-se de um conjunto de nove textos narrativos, de índole caricatural e, até satírica, que exige o envolvimento do pequeno leitor desde a primeira página, já que a este se sugere que cole a sua fotografia do dia em que foi à bola.
Depois, em pequenos quadros narrativos, construídos a partir de um discurso muito acessível, repleto de vocábulos resgatados à gíria futebolística e com uma forte tonalidade cómica e, por vezes, a tocar o anedótico, as surpresas sucedem-se: um árbitro que engole um apito; um cão chamado Pelé que marca um golo; um torneio organizado por Anjos e Diabos; um pombo, solidário com o dono, que demonstra a sua razão; uma equipa muito pobre que, por essa razão, só tinha um campo com metade do comprimento para jogar; ou outra que não marcava golos, porque a rede da baliza tinha um buraco e, assim, perderia a única bola que possuía; ou, ainda, um célebre almoço entre uma Águia, um Leão e um Dragão, indignados com a forma abusiva como eram usados nos emblemas de três clubes.
São textos pouco extensos, onde predomina o humor da actualidade com a presença do maravilhoso (os animais conversam) e com óptima relação entre o texto literário e o icónico.
Quase todas as histórias possuem um fundo simultaneamente crítico e moralizante, cumprindo, assim, a ideia de que a rir também se aprende.
“Histórias de ir à bola” talvez seja um livro que, pela temática, pelo humor que dele emana e pelas multicoloridas e caricaturais ilustrações, cativará, sem dificuldades, pequenos e grandes, até porque fala de futebol, tema sempre actual e cativante.

1 comentário:

Leitor UM disse...

Cara Joana,
Ora aqui está um belo texto para alegrar as nossas crianças, mas também os graúdos...