Ocorreu um erro neste dispositivo

Translate

Follow by Email

21 dezembro, 2006

Temas problemáticos abordados em "Primavera Interrompida"




FERREIRA, Daniel Marques (1ª Edição – Setembro de 1998; 2ª Edição – Janeiro de 2000), Primavera Interrompida. Ilustrações de Bayard Christ. Porto: Editora AMBAR.
ISBN: 972-43-0314-4

"No mínimo, a esperança veste sorrisos. E foi isso que
Simão deixou no ar antes de sair"

Daniel Marques Ferreira nasceu em Macinhata do Vouga, em Águeda. É formado em pintura pela Escola de Artes Decorativas, especializa-se na área de design gráfico, mas cedo demonstrou preferência pela escrita. Aos dezassete anos, escreve para o suplemento "Juvenil" do Diário de Lisboa.
De forma coloquial e despretensiosa, o autor, nesta história infanto-juvenil, de solidariedade e afectos, escrita numa linguagem de todo atraente para os mais jovens, aborda temas de grande importância como a toxicodependência e a SIDA.
Este romance relata a história de uma grande amizade entre dois rapazes, Joca e Simão. Porém, a família de Simão não vê com bons olhos esta amizade, na medida em que Joca entra para o mundo da droga.
Mesmo assim, os pais de Simão aceitam que Joca vá com eles de férias para uma aldeia distante, pensando que conseguem, através de bons conselhos, tirá-lo da droga. Tal não acontece. Mesmo para a aldeia, Joca leva droga. No regresso dessas férias, Joca fica doente, por isso vai fazer uns exames e descobre que tem SIDA.
A história termina com a personagem a relembrar o passado e a lamentar não ter ouvido os conselhos das pessoas que o amam. Embora sinta uma grande tristeza, está também aliviado por nunca ter influenciado o amigo a apanhar o seu vício.
Esta é uma história que permite que crianças e jovens reflictam sobre a importância da amizade nas suas vidas. Enquanto leitora, este romance emocionou-me bastante, na medida em que, infelizmente, hoje em dia, estes casos parecem ser cada vez mais frequentes.

1 comentário:

Fernanda Rodriguez Briz disse...

Desde Compartiendo Lecturas con los chicos de Argentina les enviamos un fuerte abrazo!

www.compartiendolecturas-chicos.blogspot.com