Ocorreu um erro neste dispositivo

Translate

Follow by Email

20 dezembro, 2006

Uma abada de histórias e sonhos a descobrir



Mota, A. (2002). Abada de Histórias. Vila Nova de Gaia: Gaialivro.
António Mota (texto)
José Saraiva (ilustração)
Gailivro Editores, 2002
ISBN – 972-8723-66-0


António Mota é professor do 1º ciclo desde os 18 anos idade. A sua carreira literária começou aos 19 anos de idade. O seu primeiro livro publicado em 1979 intitula-se A Aldeia das Flores e desde então não mais parou. Nas suas obras há um forte desejo de entreter o leitor, de fomentar a imaginação e de enfatizar o prazer da leitura. Passados 27 anos a contar histórias, continua a descrever esta sua actividade como uma paixão. São diversos os prémios que enobrecem o trabalho deste autor dos quais se destacam o prémio da Associação Portuguesa de Escritores em 1983, com a obra O rapaz de Louredo, em 1990 o prémio Gulbenkian de literatura para crianças pelo romance Pedro Alecrim e o Prémio António Botto em 1996 com A Casa das Bengalas.
José Saraiva é autor de diversas ilustrações das quais se destacam as presentes na obra Um dragão na banheira, merecedoras de menção especial pelo júri do Prémio Nacional de Ilustrações 2004.
Abada de histórias é um livro magnífico que compila diversas breves histórias para crianças de António Mota, referenciado no Plano Nacional de Leitura para o 1º ciclo. As narrativas referem-se a diversas temáticas e tratam aspectos do quotidiano, bem como aspectos já esquecidos no tempo como «O Amolador» e «O exame do Zé Pinto». Excelente obra para ser trabalhada em contexto de sala de aula, com uma panóplia de motes susceptíveis de enriquecer o programa curricular, bem como permitindo trabalhar e estimular o universo fantasioso tão presente nos alunos de hoje.
Esta obra magnífica estimula os leitores a deixarem a sua imaginação voar ao longo de histórias de leitura acessível, passíveis de serem enriquecidas pela fantasia e individualidade de quem as lê.
Um aspecto relevante nesta obra são as belas e fidedignas ilustrações, impregnadas de simbolismo e de cores fortemente apelativas.
Uma espectacular obra de um autor de renome que seduz o leitor da primeira à ultima página.

Cristina Silva e Sílvia Leite

Sem comentários: