Ocorreu um erro neste dispositivo

Translate

Follow by Email

16 janeiro, 2007

“Agora sim, temos quase tudo para haver história.”


COTRIM, João Paulo, (2003). História de um Segredo. Porto: Afrontamento. Ilustrações de André Letria.
ISBN 972-36-0636-4
A partir dos 8 anos.

No espaço de um intervalo, um menino e uma menina partilham um segredo. O leitor assiste e até participa, mas afinal qual é exactamente o segredo? Esta é a pergunta que fazemos antes e depois de ler o álbum que nos apresentam João Paulo Cotrim e André Letria.


Cotrim com 41 anos, jornalista, cronista no Expresso, guionista de filmes, autor de bandas desenhadas e de vários livros para a infância, onde se destaca além da obra em questão, A Cor Instável, apresenta-nos uma narrativa curta em palavras mas gigante na essência.
Por sua vez, André Letria com 33 anos, dois Prémios Nacionais de Ilustração (1998 e 1999), um Prémio Gulbenkian – Álbum Ilustrado – e trinta livros publicados expõe em História de um Segredo mais uma (a)mostra do seu talento. Com pinceladas precisas conta-nos a história para além das palavras, habilmente suscitando o imaginário do leitor. O texto verbal vai explicando quais os ingredientes necessários para se fazer uma história e as imagens vão fazendo da palavra a acção; o texto e a imagem fundem-se de um modo em que é impossível dizer se é o texto que ilumina o desenho ou se é a ilustração que desperta a palavra.
História de um Segredo acontece dentro de uma caixa, que, como todas as caixas, guarda coisas secretas e valiosas. Este livro convida-nos a abri-lo e a descobrir o seu segredo; mantém-nos num estado de suspense durante toda a narrativa.
De qualidade reconhecida História de um Segredo consta no Plano Nacional de Leitura pelo seu carácter enquanto obra literária. Encerra em si um potencial formativo, contribuindo para a integração cultural do seu leitor, assim como para o desenvolvimento da sua competência literária.

Margarida Sousa

Sem comentários: