Ocorreu um erro neste dispositivo

Translate

Follow by Email

05 janeiro, 2007

Coisas de "Humanos"




CUSTÓDIO, Lourdes (2001): As Férias do Pai Natal, Ilustração de José Cardoso Marques, Porto: Campo das Letras – Editores.
ISBN: 972-610-464-5


Em 2001, veio a lume pela primeira vez, pela Campo de Letras, As Férias do Pai Natal, de Lourdes Custódio, com ilustração de José Cardoso Marques.
O facto de a história nos relatar as férias que o Pai Natal passa numa ilha tropical suscita a curiosidade, estimulando o desejo de ler, porque se torna estranho e difícil de imaginar o Pai Natal, vestido com um «grosso fato vermelho, gorro e botas, numa ilha tropical» (Custódio, 2001:7).
Dedicada a crianças entre os 4 e os 7 anos de idade, As Férias do Pai Natal, pode servir de contraponto à realidade destas, levando-as a soltar a imaginação, como defende Manuela Ramalho Eanes, no prefácio da obra. Esta história faz assim com que o pequeno leitor descubra o prazer de viajar até um conjunto de acontecimentos e personagens maravilhosos, tendo como ponto de partida uma situação insólita: a apresentação de uma figura lendária e com a qual as crianças se sentem, de certa forma, familiarizadas, o Pai Natal, num contexto real e provavelmente conhecido do destinatário extratextual desta narrativa.
Se por um lado ao Pai Natal associamos a oficina dos brinquedos, as renas, os duendes, sapatinhos e pedidos de presentes, por outro lado, o protagonista da narrativa é sujeitado a um processo de aproximação ao mundo experimental, empírico, pelo seu comportamento “humano”, através da referência às sua corridas em marcha lenta, à beira-mar, o uso do computador portátil bem como do telemóvel, ida à pesca, leitura de livros e até, a colocação do protector solar ou a prática de surf.
O livro encerra com a letra de uma canção natalícia, segundo o narrador, bem conhecida.
Em suma, As Féria do Pai Natal oferece uma história de leitura acessível e divertida, cuja recepção pode ser muito proveitosa pois a fantasia e o sonho são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da personalidade da criança, de uma forma equilibrada.
Lourdes Custódio, a autora do livro em análise, nasceu na cidade de Luanda, em 1960. É Educadora de Infância formada pela Escola Normal de Educadores de Infância de Coimbra e tem o curso de Estudos Superiores Especializados em Administração Escolar.
É autora de alguns livros de histórias para crianças e de outros dirigidos a crianças e educadores.
José Cardoso Marques, o ilustrador, é professor de História Contemporânea da Universidade de Jaume I (Castellón). Especializado no Estudo dos Movimentos Sócias, publicou diversas obras sobre a história da classe trabalhadora.

1 comentário:

Marcos disse...

Equívoco amiga Joana, o meu amigo José Cardoso Marques, é isso sim um excelente "Pescador", para além de um óptimo "Ilustrador", como o provam defacto esses livros para crianças.
E que muitos mais continuem a ser publicados.