Ocorreu um erro neste dispositivo

Translate

Follow by Email

03 janeiro, 2007

A leitura como essência da vida


Tamaro, Susanna (2000). O menino que não gostava de ler.
Ilustração de Ute Krause. Lisboa: Editorial Presença
ISBN: 9722326937
A partir dos 8 anos

Esta obra fala de um menino chamado Leopoldo que no dia em que fez oito anos, os pais ofereceram-lhe dois livros, tal como acontecia em todos os aniversários desde que tinha nascido! Leopoldo sentiu-se tão triste e infeliz... não gostava mesmo nada de ler. Sempre que tentava fazê-lo, as letras começavam a misturar-se umas nas outras numa grande confusão de rabiscos pretos sem qualquer significado. Mas os pais não entendiam o seu problema e insistiam tanto para que ele lesse que um dia Leopoldo decide fugir de casa! É então que conhece alguém muito especial, um grande amigo, que descobre o que realmente se passa com ele e juntos começam a partilhar muitas e muitas páginas de aventuras, sonhos e fantasia...
Susanna Tamaro nasceu em Trieste, Itália, no ano de 1957, embora tenha habitado em Roma durante a maior parte da sua vida. Em 1994 eclode o sucesso “Vai Aonde Te Leva o Coração”, o bestseller que já vendeu mais de 6 milhões de exemplares no total dos países onde foi publicado. Actualmente, é proprietária de uma pequena herdade em Orvieto, em pleno coração da Umbria, onde encontrou um retiro espiritual que lhe confere a paz e tranquilidade necessárias para escrever.
O livro aborda uma problemática que, infelizmente, tende a crescer entre as crianças e os jovens, o facto de não gostarem de ler e preferirem as novas tecnologias como forma de entretenimento.
Através de uma escrita clara e objectiva a autora conduz-nos através de uma história que se desenrola em diversos espaços e que nos leva a viajar por algumas aventuras que constituem o mundo fantástico dos livros. As ilustrações realizadas por Ute Krause fomentam uma exploração didáctica e um veículo para a apreensão das ideias veiculada pela autora. O Leopoldo – O menino que não gostava de ler – aprendeu a que a leitura pode ser uma actividade lúdica, divertida e útil para a sua vida.
Este livro nas 38 páginas conta a história de Leopoldo, que poderá ser a história de muitas crianças.
O texto fala da leitura com uma linguagem acessível que ensina às crianças o gosto pela leitura, em que ler é bom e saber ler é bom.
As ilustrações preenchem o texto e são imagens engraçadas e compreensivas acerca do texto. Estas não estão limitadas pela página, estão “rasuradas” no meio do texto ou até ocupam o centro de uma página.
Este livro é mesmo aconselhável aquelas crianças, e até adultos, que não gostam de ler pois revela o quanto a leitura é essencial e útil à vida…

1 comentário:

Vilma Hipolito disse...

Adorei a leitura! um livro a não perder!