Ocorreu um erro neste dispositivo

Translate

Follow by Email

05 janeiro, 2007

Liberdade para Sonhar


A rapariga e o Sonho é um livro para a infância, da autoria de Luísa Dacosta, com ilustrações de Cristina Valadas. Dacosta foi professora do antigo Ciclo Preparatório, cumpriu um mandato no Conselho de Imprensa, recebeu em 1992 o Prémio Máxima de Literatura, pelo seu livro Na Água do Tempo – Diário. Em 2002, recebeu o prémio Uma vida, Uma Obra, instituído pela Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto.
Cristina Valadas, a ilustradora, é igualmente reconhecida na sua área, contando já no seu curriculum com 18 exposições individuais e várias colectivas. Neste livro, Cristina Valadas faz as ilustrações em aguarela sobre papel, ilustrações que acompanham o texto verbal.
Com este livro de Luísa Dacosta, vemo-nos envolvidos no universo do sonho, da liberdade, da magia. Através de um discurso metafórico, este livro mostra-nos a capacidade desta criança se abstrair do real para poder sonhar, com elementos simbólicos que participam na história e que se encontram em consonância com as magníficas ilustrações de Cristina Valadas. Esta é a história de uma menina que consegue ter a liberdade de fazer amigos imaginários, com os quais brinca, vive, chora e ri. Uma menina que se sentia em harmonia com vários elementos naturais, como a terra, as flores, as folhas, ao sol, lua e estrelas… Todos estes elementos permitiam-lhe libertar-se, faziam-na sonhar. Seres que mais ninguém identificava a não ser ela, e por isso, contava-lhes segredos.
Este é, portanto, um livro que nos remete à natureza do próprio crescimento humano, à capacidade de sonhar e à ligação humana com a natureza.


DACOSTA, Luísa (2001) A Rapariga e o Sonho. Colecção «Obras Completas de Luísa Dacosta». Porto: Edições Asa

Sem comentários: