Ocorreu um erro neste dispositivo

Translate

Follow by Email

03 janeiro, 2007

O crocodilo que se tornou um herói



Magalhães, Ana Maria e Alçada, Isabel (2001). O crocodilo Nini.
Ilustração de Nuno Feijão. Lisboa: Caminho
ISBN: 972-21-1433-6
A partir dos 3 anos


Esta obra é sobre a história de um crocodilo, Nini, que foi viver para o Jardim Zoológico. Ele sentia-se muito triste e sozinho e tinha vontade de fazer amigos. Mas quando ele abria a boca para dizer olá os visitantes assustavam-se e ele fartava-se de chorar. Até que descobriu que as pessoas iam visitá-lo para ter medo, se estas fugissem era sinal que tinha cumprido o seu papel.
Ana Maria Magalhães, uma das autoras, nasceu em Lisboa a 14 de Abril de 1946.Foi aluna do Colégio Sagrado Coração de Maria, onde concluiu o ensino secundário. Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo acumulado, durante os três primeiros anos, com a frequência do Curso Superior de Psicologia Aplicada no ISPA. Iniciou a actividade docente como professora de História de Portugal do 2.º ciclo no ano lectivo de 1969/1970 no Liceu António Enes em Lourenço Marques, Moçambique. A par desta intensa actividade no domínio da educação, estreou-se como escritora de livros infanto-juvenis em parceria com Isabel Alçada em 1982. Os seus livros, que marcaram uma viragem na história da literatura infantil portuguesa, reflectem a longa e rica experiência educativa, são eco de uma infância e juventude particularmente felizes e traduzem o seu enorme talento para comunicar com os mais novos.
Isabel Alçada, outra das autoras, nasceu em Lisboa a 29 de Maio de 1950.Frequentou o Liceu Francês Charles Lepierre, onde concluiu o Ensino Secundário. Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras de Lisboa. Estreou-se como escritora de livros infanto-juvenis em parceria com Ana Maria Magalhães em 1982.Os seus livros, que marcaram uma viragem na história da literatura infantil portuguesa, reflectem a infância feliz, a longa e variada experiência educativa, o enorme talento para comunicar com os mais novos.
Este livro sendo um álbum, as ilustrações prevalecem muito ao texto e em partes até substituem o texto. Estas ocupam toda a página mas são cortadas pelo texto na parte inferior que é limitado por um rectângulo.
O que me motivou para a escolha deste livro foram as ilustrações com cores muito vivas que chama a atenção e cativa muito os mais novos. As imagens são facilmente reconhecidas pelas crianças.
A frase final “ E quem cumpre bem o papel que lhe compete neste mundo torna-se um verdadeiro herói.”, também revela às crianças que devemos valorizar o que somos e cumprir o papel que nos compete neste mundo.
Este livro é indicado para crianças que começam a ler as pequenas palavras pois tem um texto curto e expressivo com uma linguagem muito simples e acessível.
O tamanho do livro e a própria espessura também facilitam o interesse das crianças em o folhear e ver as imagens. As crianças só com as imagens podem construir uma história inventada por elas, ou seja, leva-as a um mundo de imaginação com a capacidade de inventar histórias…

Sem comentários: