Ocorreu um erro neste dispositivo

Translate

Follow by Email

05 janeiro, 2007

A origem da música de Beethoven



Luisinho e as andorinhas é um livro infantil da autoria de Papiniano Carlos, com ilustrações de Elsa Navarro.
Papiano Carlos ou Carlos Papiano é um escritor português nascido em Moçambique, que escreveu várias obras literárias, geralmente de cariz poético, juvenil, como A menina Gotinha de Água ou Luisinho e as andorinhas.
Contar histórias é misturar a realidade com a ficção, o concreto com o imaginário. É, por vezes, confundir o passado com o presente. Pode ser ainda, a partir do presente, prefigurar o futuro. É o que podemos encontrar neste livro, sempre com as ilustrações de Elsa Navarro em conformidade com o texto verbal.
Esta história leva-nos para o campo da imaginação e do sonho por vezes. É a história de um menino que, através da natureza, descobriu que a partir daí poderiam surgir muitas e novas coisas, como a música. Este menino, que se chamou Beethoven, e que na altura tocava flauta, transfigurou os fios telégrafos ou telefónicos em pautas musicais, sendo que as andorinhas seriam as notas musicais. Um menino que, mesmo depois de ficar sem audição, conseguiu manter a capacidade de sentir a música e sonhar com ela. Deparamo-nos com um menino capaz de recriar e metamorfosear a realidade com o poder da imaginação.
Não é demais acrescentar que, ao longo de cada folhear de páginas, encontramos total concordância das ilustrações com o texto verbal. À medida que vão surgindo novos elementos na história, as ilustrações acompanham-na devidamente. Através da escrita de Papiniano está aqui presente uma referência a um grande músico (Beethoven) pelo corpo de uma criança.

1 comentário:

Salomé disse...

Por favor não alterem o nome do Poeta. Chama-se Papiniano e não Papiano. Obrigada.Salomé