Ocorreu um erro neste dispositivo

Translate

Follow by Email

03 janeiro, 2007

Um espectáculo a altura


Autora: Castrim, Mário (2002)
Título: Gira Gira e o basquetebol
Ilustração: Elsa Navarro
Edição: 1ª edição
Editor: Campo das letras editores S.A
ISBN: 972-610-605-2

Gira e o basquetebol é uma colectânea das “ Aventuras da Girafa Gira Gira”, assinada por Mário Castrim e ilustrada por Elsa Navarro. Diverte, ensina, indo de encontro com os gostos literários dos mais novos.
O pequeno álbum, com cerca de 17 páginas, dá especial destaque à heroína da colecção, a girafa Gira Gira, uma personagem de todo engraçada dominada pelo desejo de ser igual aos outros meninos, quer poder ir à escola e brincar e como não podia deixar de ser, jogar basquetebol!
Desta vez a história passa-se num ginásio. Em que o professor, “para tornar a ginástica mais agradável colocou um cesto de papéis na parede. Os alunos corriam, atiravam uma bola lá para dentro.” Enfim…uma partida de basquetebol entre alunos da Escolinha e da Escola que tem um resultado inesperado. Os mais baixinhos puderam contar com a ajuda da imparável Gira Gira e registaram 140 no marcador, contra 60 dos adversários.
Os heróis que acompanham a heroína são Adriana, Diogo, Pedro, Inês e Rosa que conseguiram vencer os melhores do mundo em basquetebol.
O enredo é de fácil aceitação pelos pequenos leitores, porque nele intervêm crianças como elas, que sonham, ambicionam os desejos mais inesperados. Estes pequenos heróis ensinam-nos de que tudo é possível no reino da fantasia!
A lição particular desta obra é a de que saber perder é tão importante como ganhar. Assim como um campeonato desportivo, a vida também é feita de vitórias e derrotas.
Na verdade, aprendemos muito mais com as derrotas do que com as vitórias. Aquelas podem contribuir com atitudes como a arrogância. Assim, perder tem a sua vantagem, faz-nos repensar, reavaliar as nossas atitudes sem medo ou vergonha. No perder também encontrámos novas disposições e garras para vencer. E é assim que todos teremos de aprender e bem depressa!

O álbum deixa escapar ainda outra valiosa mensagem: a importância de ter bons amigos que nos ajudam realizar os nossos sonhos. As ilustrações que fazem acompanhar o pequeno livro são repletas de humor e coloração apelativas.
Sobre o autor, sabemos que Mário Castrim é pseudónimo de Manuel Nunes da Fonseca. Nasceu em Ílhavo em 1920. Professor, jornalista, crítico literário, crítico ainda de televisão desde 1965, criou em 1963 o Diário de Lisboa Juvenil, onde formaram grandes nomes de intelectuais, escritores, jornalistas.
Tem vasta obra no campo do teatro radiofónico para crianças. Escritor, foi autor nomeadamente de Histórias com juízo, O cavalo do lenço amarelo. Estas são as letras e Nome de Flor, entre outros. Faleceu em 2002.
Gira Gira e o basquetebol é uma história a não perder!

Sem comentários: