Ocorreu um erro neste dispositivo

Translate

Follow by Email

04 janeiro, 2007

" Uma missão especial"

Araújo, Rosário Alçada (2004), A História da Pequena Estrela. Ilustração de Catarina França. Vila Nova de Gaia: Edições Gailivro. ISBN: 989-557-132-1

A partir dos 6 anos
(obra distinguida pelo Prémio Branquinho da Fonseca – Expresso/Gulbenkian -Setembro de 2003)

Este livro conta-nos a história da Pequena Estrela que vive triste no céu por se sentir sozinha e desenquadrada no meio de tanta beleza.
Um dia, resolve descer à Terra e, no “Lugar dos Grandes Corações” e conhece a Árvore da Sabedoria que a encarrega de procurar a sua missão pessoal, encaminhando-a para lugares fantásticos como o Lago do Peixe Rei ou a Ilha escondida.
No fim das suas aventuras, a Pequena Estrela ganha confiança em si própria e decide voltar ao céu para ocupar o seu lugar.
História mágica e cheia de emoção acompanhada pelas ilustrações de Catarina França, mergulha-nos no mundo de auto-descoberta e crescimento da Pequena Estrela e está recheado de lemas de vida importantes.
Este texto, apesar de camuflado sobre uma capa de aparente simplicidade e ficcionalidade (introduzida desde logo pela fórmula hiper codificadora “ Era Uma vez”) esconde um material rico e privilegiado para uma aprendizagem da vida e dos valores fundamentais.
O leitor mais jovem pode identificar-se com a Pequena Estrela, tímida e desenquadrada que inicia um processo de descoberta de si e da vida, apercebendo-se que todos temos um lugar importante a ocupar.
De realçar o episódio passado na Ilha Escondida, onde se alerta para a necessidade das pessoas pararem para usufruir o presente, olhando à sua volta pois “ Há mais mundos que este”
Por outro lado, a Árvore da Sabedoria, vai dando dicas mas nem sempre é explícita nos seus concelhos, pelo que a criança acaba por reflectir sobre as temáticas abordadas, e tirar outras ilações para além do texto, alargando deste modo o seu campo cognitivo.
Aconselhado pelo plano nacional de leitura para o 4º ano de escolaridade como leitura com apoio dos professores ou dos pais é também uma das obras aconselhadas no folheto “Um livro…Uma história…” da ACIME (Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas) para dispositivo pedagógico da educação intercultural.
Rosário Alçada Araújo, nasceu em Lisboa, no ano de 1973, licenciou-se em Direito e realizou um mestrado em Sociologia da Comunicação.
Editora Infanto-Juvenil na editora “Oficina do Livro”, a autora tem vindo a colaborar com diversas revistas como assistente editorial e tradutora e, juntamente com a ilustradora Catarina França, editou obras infantis como “A Rosinha, o mar e os sonhos” e “A história da Pequena Estrela”.
Sónia Gomes

Sem comentários: