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30 abril, 2007

Paulo Freire e a importância do acto de ler

Em tempo de reflexão sobre o ensino da língua portuguesa não podemos deixar de reler Paulo Freire e as suas considerações sobre A importância do acto de ler: "(...) sempre vi a alfabetização como um acto de conhecimento e portanto como um ato criador. Para mim seria impensável engagar-me num trabalho de memorização dos ba-be-bi-bo-bu (...) . Daí que não pudesse reduzir a alfabetização ao ensino puro da palavra, das sílabas ou das letras (...) A leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele. (...) De alguma maneira porém podemos ir mais longe e dizer que a leitura da palavra não é apenas precedida da leitura do mundo mas por uma certa forma de escrevê-lo ou de reescrevê-lo , quer dizer de transformá-lo através de nossa prática consciente."
Paulo Freire está na linha da frente do pensamento de uma Literacia Crítica e de uma Literacia para Todos que se constrói a partir das vivências pessoais. No caso das crianças e jovens, nada melhor que as histórias para proporcionar a reflexão sobre a vida e assim reflectir sobre o (seu) mundo...diremos nós!

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