Ocorreu um erro neste dispositivo

Translate

Follow by Email

18 julho, 2006

Literatura Infantil e Leitores. Da Teoria às Práticas




Literatura Infantil e Leitores. Da Teoria às Práticas
Autor: Fernando Azevedo

Edição: Instituto de Estudos da Criança / Universidade do Minho
Ano: 2006

ISBN: 972-8952-01-5

Esta é uma obra que, produzida no contexto de uma investigação aprofundada no domínio da literatura de potencial recepção leitora infantil e juvenil, aborda as múltiplas relações de diálogo que a criança estabelece com o texto literário, propondo pistas para a consecução, com sucesso, de um compromisso do leitor com ela, independentemente dos contextos em que tal interacção ocorra.

Composta por 4 capítulos, o primeiro analisa, à luz dos factores produtor, instituição, repertório, consumidor, mercado e produto, a natureza e a especificidade da literatura infantil e juvenil. O segundo debruça-se sobre a questão dos repertórios, analisando a dinâmica de transformação/inovação no campo da literatura infantil. O terceiro reflecte acerca da problemática da chamada ética literária, procurando responder à questão o que se aprende com a literatura? Após uma perscrutação atenta da presença, em termos de lugares e de gestos, da literatura infantil no campo das práticas pedagógicas no Ensino Básico, o capítulo encerra-se com a proposta de um processo de reorganização curricular que activamente permita restabelecer um compromisso natural e fruitivo da Escola com a leitura e a literatura.
Finalmente, o último capítulo aponta exemplos concretos de estratégias de recuperação do prazer da leitura, ocorridas no contexto de escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico brasileiras e portuguesas, aportando, pelas suas observações e práticas, preciosas sugestões para a exercitação da leitura literária em contexto pedagógico.
A obra inclui ainda um anexo referente a alguns recursos, disponíveis em páginas da Internet, seleccionados com base na sua relevância relativamente às temáticas abordadas ao longo deste livro. São, assim, apresentadas referências a páginas web, publicações disponíveis on-line e em suporte de papel e indicação de organizações e associações activamente promotoras da leitura e da literatura infantil e juvenil.

A obra tem um preço de capa de 8 euros (+ 2,5 € para portes do correio) e pode ser adquirida através dos seguintes meios:

- pedido, acompanhado de cheque à ordem de DCILM (Departamento de Ciências Integradas e Língua Materna), com indicação do nome, nº de contribuinte e morada para envio da obra:
dcilm@iec.uminho.pt ou clt@iec.uminho.pt

- directamente na Livraria Centésima Página ou na Livraria Minho (Braga)

Sem comentários: