e
Instituto de Estudos da Criança, Braga
8 e 9 de Setembro de 2006
Acção de Formação
Finalidades
Promover a formação de profissionais da educação, por meio de um Programa de Leitura Fundamentado na Literatura, procurando desenvolver estratégias e acções a partir de obras de literatura infantil e juvenil de diversos géneros e sub-géneros literários.
Objectivos
· Debater o papel e responsabilidade da escola na alteração das práticas pedagógicas, face às exigências do Programa Nacional de Leitura.
· Reflectir sobre a importância da leitura na formação de leitores críticos e reflexivos, muito particularmente no que respeita ao domínio da língua materna.
· Reflectir sobre a problemática da leitura no contexto do paradigma curricular actual.
· Desenvolver nos professores competências na área do processo de ensino-aprendizagem da leitura e na formação de leitores críticos e reflexivos.
· Compreender o papel da biblioteca escolar, Canto da leitura, maletas pedagógicas… enquanto pólos de recursos adequados ao desenvolvimento de um conjunto de práticas de leitura;
· Contextualizar o Programa de Leitura enquanto recurso aglutinador capaz de dar resposta ao desenvolvimento de competências no domínio da língua e da leitura.
Conteúdos
1. Alteração de paradigmas. Novas formas de ler. A importância da leitura. Conceitos. Leitura. Níveis de leitura. Leitor crítico.
2. A leitura, competência prévia transversal a todo o conhecimento. Diferentes usos, modos e funções da leitura: funcional, instrumental e literária.
3. A importância do Ensino Básico para a criação de hábitos de leitura. Formação e consolidação de leitores. Estratégias de formação de leitores.
4. A escola e o desenvolvimento do Projecto Educativo. Projecto Curricular de Escola. Prioridades educativas. A acção da escola/agrupamento para a promoção da leitura.
5. A biblioteca escolar, estrutura promotora de novos contextos de aprendizagem. Recurso facilitador de práticas de leitura e do desenvolvimento das competências literácitas dos alunos.
6. A responsabilidade da escola no envolvimento e sensibilização da família. O papel da leitura na aquisição de competências linguísticas, para o sucesso escolar e formação individual.
7. O leitor competente e crítico. Características.
8. Selecção e constituição de um fundo documental na área da literatura infantil e juvenil. Definição de critérios.
9. Animação de leitura e propostas de exploração textual. Estratégias. Sugestões a partir de um conjunto de obras.
Metodologia
As metodologias a adoptar terão em conta as experiências anteriores e conhecimentos dos formandos.
Será feita uma abordagem teórica relativa ao tema, com consulta, análise e discussão com recurso a documentos indicados na bibliografia.
Realização de instrumentos de trabalho a aplicar nas escolas.
Público – alvo
Professores do Ensino Básico, animadores e profissionais de bibliotecas.
Duração
15 Horas em 2 dias
Avaliação dos formandos
Avaliação presencial de participação dos formandos em grupo.
Construção de Guias de Leitura a serem utilizados pelos participantes como propostas metodológicas para o desenvolvimento de competências literárias, nas crianças e jovens.
Local de realização
Promover a formação de profissionais da educação, por meio de um Programa de Leitura Fundamentado na Literatura, procurando desenvolver estratégias e acções a partir de obras de literatura infantil e juvenil de diversos géneros e sub-géneros literários.
Objectivos
· Debater o papel e responsabilidade da escola na alteração das práticas pedagógicas, face às exigências do Programa Nacional de Leitura.
· Reflectir sobre a importância da leitura na formação de leitores críticos e reflexivos, muito particularmente no que respeita ao domínio da língua materna.
· Reflectir sobre a problemática da leitura no contexto do paradigma curricular actual.
· Desenvolver nos professores competências na área do processo de ensino-aprendizagem da leitura e na formação de leitores críticos e reflexivos.
· Compreender o papel da biblioteca escolar, Canto da leitura, maletas pedagógicas… enquanto pólos de recursos adequados ao desenvolvimento de um conjunto de práticas de leitura;
· Contextualizar o Programa de Leitura enquanto recurso aglutinador capaz de dar resposta ao desenvolvimento de competências no domínio da língua e da leitura.
Conteúdos
1. Alteração de paradigmas. Novas formas de ler. A importância da leitura. Conceitos. Leitura. Níveis de leitura. Leitor crítico.
2. A leitura, competência prévia transversal a todo o conhecimento. Diferentes usos, modos e funções da leitura: funcional, instrumental e literária.
3. A importância do Ensino Básico para a criação de hábitos de leitura. Formação e consolidação de leitores. Estratégias de formação de leitores.
4. A escola e o desenvolvimento do Projecto Educativo. Projecto Curricular de Escola. Prioridades educativas. A acção da escola/agrupamento para a promoção da leitura.
5. A biblioteca escolar, estrutura promotora de novos contextos de aprendizagem. Recurso facilitador de práticas de leitura e do desenvolvimento das competências literácitas dos alunos.
6. A responsabilidade da escola no envolvimento e sensibilização da família. O papel da leitura na aquisição de competências linguísticas, para o sucesso escolar e formação individual.
7. O leitor competente e crítico. Características.
8. Selecção e constituição de um fundo documental na área da literatura infantil e juvenil. Definição de critérios.
9. Animação de leitura e propostas de exploração textual. Estratégias. Sugestões a partir de um conjunto de obras.
Metodologia
As metodologias a adoptar terão em conta as experiências anteriores e conhecimentos dos formandos.
Será feita uma abordagem teórica relativa ao tema, com consulta, análise e discussão com recurso a documentos indicados na bibliografia.
Realização de instrumentos de trabalho a aplicar nas escolas.
Público – alvo
Professores do Ensino Básico, animadores e profissionais de bibliotecas.
Duração
15 Horas em 2 dias
Avaliação dos formandos
Avaliação presencial de participação dos formandos em grupo.
Construção de Guias de Leitura a serem utilizados pelos participantes como propostas metodológicas para o desenvolvimento de competências literárias, nas crianças e jovens.
Local de realização
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e Instituto de Estudos da Criança (Braga, Portugal)
Organização
DCILM – Departamento de Ciências Integradas e Língua Materna / Universidade do Minho
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
Inscrição
Gratuita
Favor enviar nome/indicação da instituição de serviço para:
Dª Teresa Costa
Departamento de Ciências Integradas e Língua Materna
Instituto de Estudos da Criança
Av. Central, 100
4710-229 Braga
Informações
Coordenador do Seminário: Prof. Doutor Fernando Azevedo
Sem comentários:
Enviar um comentário