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18 julho, 2006

Seminário da Língua Portuguesa: A biblioteca escolar e as literacias do século XXI

Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Braga
e
Instituto de Estudos da Criança, Braga

8 e 9 de Setembro de 2006
Acção de Formação

Finalidades

Promover a formação de profissionais da educação, por meio de um Programa de Leitura Fundamentado na Literatura, procurando desenvolver estratégias e acções a partir de obras de literatura infantil e juvenil de diversos géneros e sub-géneros literários.

Objectivos

· Debater o papel e responsabilidade da escola na alteração das práticas pedagógicas, face às exigências do Programa Nacional de Leitura.
· Reflectir sobre a importância da leitura na formação de leitores críticos e reflexivos, muito particularmente no que respeita ao domínio da língua materna.
· Reflectir sobre a problemática da leitura no contexto do paradigma curricular actual.
· Desenvolver nos professores competências na área do processo de ensino-aprendizagem da leitura e na formação de leitores críticos e reflexivos.
· Compreender o papel da biblioteca escolar, Canto da leitura, maletas pedagógicas… enquanto pólos de recursos adequados ao desenvolvimento de um conjunto de práticas de leitura;
· Contextualizar o Programa de Leitura enquanto recurso aglutinador capaz de dar resposta ao desenvolvimento de competências no domínio da língua e da leitura.

Conteúdos

1. Alteração de paradigmas. Novas formas de ler. A importância da leitura. Conceitos. Leitura. Níveis de leitura. Leitor crítico.
2. A leitura, competência prévia transversal a todo o conhecimento. Diferentes usos, modos e funções da leitura: funcional, instrumental e literária.
3. A importância do Ensino Básico para a criação de hábitos de leitura. Formação e consolidação de leitores. Estratégias de formação de leitores.
4. A escola e o desenvolvimento do Projecto Educativo. Projecto Curricular de Escola. Prioridades educativas. A acção da escola/agrupamento para a promoção da leitura.
5. A biblioteca escolar, estrutura promotora de novos contextos de aprendizagem. Recurso facilitador de práticas de leitura e do desenvolvimento das competências literácitas dos alunos.
6. A responsabilidade da escola no envolvimento e sensibilização da família. O papel da leitura na aquisição de competências linguísticas, para o sucesso escolar e formação individual.
7. O leitor competente e crítico. Características.
8. Selecção e constituição de um fundo documental na área da literatura infantil e juvenil. Definição de critérios.
9. Animação de leitura e propostas de exploração textual. Estratégias. Sugestões a partir de um conjunto de obras.

Metodologia

As metodologias a adoptar terão em conta as experiências anteriores e conhecimentos dos formandos.
Será feita uma abordagem teórica relativa ao tema, com consulta, análise e discussão com recurso a documentos indicados na bibliografia.
Realização de instrumentos de trabalho a aplicar nas escolas.

Público – alvo

Professores do Ensino Básico, animadores e profissionais de bibliotecas.

Duração

15 Horas em 2 dias

Avaliação dos formandos

Avaliação presencial de participação dos formandos em grupo.

Construção de Guias de Leitura a serem utilizados pelos participantes como propostas metodológicas para o desenvolvimento de competências literárias, nas crianças e jovens.

Local de realização

Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e Instituto de Estudos da Criança (Braga, Portugal)

Organização

DCILM – Departamento de Ciências Integradas e Língua Materna / Universidade do Minho
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva


Inscrição

Gratuita
Favor enviar nome/indicação da instituição de serviço para:
Dª Teresa Costa
Departamento de Ciências Integradas e Língua Materna
Instituto de Estudos da Criança
Av. Central, 100
4710-229 Braga
Informações
Coordenador do Seminário: Prof. Doutor Fernando Azevedo
Caixa de correio: clt@iec.uminho.pt

Horário

Manhã: 9.30 h – 12.30 h / Tarde: 14.00 h – 18.00 h

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