Ocorreu um erro neste dispositivo

Translate

Follow by Email

06 janeiro, 2012

Globalização na Literatura Infantil

O que significa a Globalização hoje? Quais os seus lugares, vozes, rostos e imagens na literatura de potencial recepção leitora infantil e juvenil? Como é que ela é dada a ler? De que forma é que as gerações mais jovens concebem a existência de um mundo diverso e plural, um mundo onde o Outro cada vez mais se presentifica e se torna um meu semelhante?  





Esta obra, escrita com a colaboração de reputados especialistas nos diversos domínios da literatura de potencial recepção leitora infantil e juvenil, em articulação também com investigadores de outras áreas como a leitura, a educação, a tecnologia e a didáctica, procurará averiguar até que ponto estes textos inscrevem e interrogam os múltiplos rostos, vozes e imagens da Globalização, um sistema socioeconómico, histórico-cultural e ideológico que inclui, no seu espectro semântico, múltiplas acepções nem sempre coincidentes entre si.


A obra, com 443 páginas, encontra-se dividida em duas partes: a primeira, consagrada à temática da Memória e da Representação, no âmbito da qual os vários autores caracterizam, analisam e explicitam rostos e imagens que possibilitam representar cultural e literariamente a actual literatura de potencial recepção leitora infantil e juvenil; a segunda, consagrada à temática das Vozes, Lugares e Acção, onde os autores explicitam os meios pelos quais a literatura infantil e juvenil é hoje um poderoso e muito relevante veículo para a formação efectiva de leitores, que lêem por prazer, em qualidade e em quantidade. 

O volume apresenta 24 olhares diversos dos modos como a actual Literatura Infantil e Juvenil inscreve e interroga a Globalização.

A obra é produzida no âmbito de um projecto de pesquisa em curso no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho e possui o patrocínio do Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ).

Já se encontra disponível para aquisição em :

Support independent publishing: Buy this book on Lulu.

Sem comentários: