Ocorreu um erro neste dispositivo

Translate

Follow by Email

05 fevereiro, 2007

A menina que sorria a dormir por Tânia Dias

Zambujal, Isabel (texto) ; Nogueira, Helena (ilustração): A menina que sorria a dormir. Oficina do livro, 2005 (1ª edição) ISBN: 989-555-133-9

A obra “ A menina que sorria a dormir” conta a história de Glória, uma menina que precisava de ouvir histórias enquanto dormia. Por isso a sua família e amigos ajudavam-na contando-lhe historias durante a noite.
Como perder uma noite de sono não deixava ninguém bem disposto, tinha de se encontrar uma solução. Esta foi encontrada pelo pai de Glória quando lhe ofereceu uma Fada de olhos fechados, para debaixo da almofada e esta lhe contaria historias durante a noite.
No fim em vez de ser a família e os amigos a contarem historias a Glória, era ela que lhes contava as maravilhosas historias que ouvia da fada.
Isabel Zambujal, autora do livro, nasceu em Lisboa, em 1965. Sempre trabalhou a juntar as palavras e um dia decidiu juntar três das coisas que mais gostava na vida: viagens, crianças e escrever criou a colecção “ Um Saltinho” e mais tarde outras obras como “ A menina que sorria a dormir”.
A ilustradora Helena nogueira (da qual não obtive nenhuma informação pessoal) fez com nesta obra a linguagem textual e visual andassem de mãos dadas nesta aventura de imaginação, onde as ilustrações acompanham o texto verbal e a partir delas percebemos a historia e o seu sentido magico. Estas têm um aspecto cúbico, são muito actuais, e possuem um mundo de cor que torna a historia ainda mais atractiva.
A nível do conteúdo da historia e sua linguagem, podemos dizer que esta é bastante acessível sendo facilmente lida ou ouvida mesmo pelos leitores mais novos. Esta possui ainda elementos mágicos como por exemplo a Fada que remete para uma certa intertextualidade com a “ Fada do dentinho” com a qual todas as crianças sonham, e isso faz com a história se aproxime ainda mais dos leitores (crianças) fazendo-os entrar num mundo de fantasia.

Sem comentários: