Translate

19 janeiro, 2012

Literacia, Leitura e Cultura



Conferência no âmbito das Oficinas de Literacia e Mediação Leitora


Literacia, Leitura e Cultura 

Profª Doutora Graça Sardinha e Dr .João Machado 

2ª feira, 23 de Janeiro, 15h30 

Anfiteatro do Instituto de Educação (Universidade do Minho)


Entrada Livre


Educação e cultura são elementos intrínsecos à formação e socialização dos sujeitos, encontrando na escola o seu palco de excelência, já que, em perfeita sintonia, ambas detêm a função de perpetuar e renovar experiências, desenvolvendo conhecimento(s), múltiplas competências, crenças, hábitos e valores. Referindo-se a literacia não só à capacidade para exercitar a língua na multiplicidade dos seus contextos de uso, como também à motivação para o fazer de forma voluntária e sistemática, esta conferência articulará os três eixos literacia, leitura e cultura propondo estratégias para concretizar uma escola de excelência. 


A Prof.ª Doutora Graça Sardinha é doutorada em Letras, com uma tese no âmbito da Didática da Leitura/Metodologia do Ensino do Português Língua Materna. Docente na Universidade da Beira Interior (Covilhã) e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (IE/UM), tem ampla experiência de supervisão pedagógica. É co-autora, entre outros, das obras Modelos e Práticas de Literacia e Leitura e Bibliotecas. Trilhos da mesma narrativa

O Dr. João Machado é docente no Instituto Politécnico de Castelo Branco. É Mestre em Literatura pela Universidade de Coimbra e doutorando em Letras na Universidade da Beira Interior.

06 janeiro, 2012

Leitura, Bibliotecas Escolares e Bibliotecas Públicas: que relação?

Acaba de ser publicada a obra Leitura e Bibliotecas. Trilhos da mesma narrativa.



A obra, com 227 páginas, está distribuída em 6 capítulos, que articulam leitura, literacia, sociedade de informação, bibliotecas e mediadores.
Os textos, experienciados em realidades geográficas distintas, oferecem uma visão atual, ampla e alargada no espaço e no tempo, testemunhando o crescimento cultural dos contextos onde se inserem.

Support independent publishing: Buy this book on Lulu.

Globalização na Literatura Infantil

O que significa a Globalização hoje? Quais os seus lugares, vozes, rostos e imagens na literatura de potencial recepção leitora infantil e juvenil? Como é que ela é dada a ler? De que forma é que as gerações mais jovens concebem a existência de um mundo diverso e plural, um mundo onde o Outro cada vez mais se presentifica e se torna um meu semelhante?  





Esta obra, escrita com a colaboração de reputados especialistas nos diversos domínios da literatura de potencial recepção leitora infantil e juvenil, em articulação também com investigadores de outras áreas como a leitura, a educação, a tecnologia e a didáctica, procurará averiguar até que ponto estes textos inscrevem e interrogam os múltiplos rostos, vozes e imagens da Globalização, um sistema socioeconómico, histórico-cultural e ideológico que inclui, no seu espectro semântico, múltiplas acepções nem sempre coincidentes entre si.


A obra, com 443 páginas, encontra-se dividida em duas partes: a primeira, consagrada à temática da Memória e da Representação, no âmbito da qual os vários autores caracterizam, analisam e explicitam rostos e imagens que possibilitam representar cultural e literariamente a actual literatura de potencial recepção leitora infantil e juvenil; a segunda, consagrada à temática das Vozes, Lugares e Acção, onde os autores explicitam os meios pelos quais a literatura infantil e juvenil é hoje um poderoso e muito relevante veículo para a formação efectiva de leitores, que lêem por prazer, em qualidade e em quantidade. 

O volume apresenta 24 olhares diversos dos modos como a actual Literatura Infantil e Juvenil inscreve e interroga a Globalização.

A obra é produzida no âmbito de um projecto de pesquisa em curso no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho e possui o patrocínio do Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ).

Já se encontra disponível para aquisição em :

Support independent publishing: Buy this book on Lulu.