Translate

09 dezembro, 2011

Oficinas de Literacia e Mediação Leitora

No âmbito das atividades da unidade curricular de Literacia e Mediação Leitora, do curso de Licenciatura em Educação Básica, da Universidade do Minho, decorrerão as seguintes oficinas:



10 de Janeiro, 18h15: História da pequena estrela!
 Colégio São Caetano, Largo de Madre Deus, 4700-228 Maximinos - Braga


O nosso tema baseia-se no lema da instituição onde iremos realizar a nossa intervenção: a estrela. Este lema traz consigo mais do que o nome. Traz a luz que nos ajuda a encontrarmo-nos, a reflectir na nossa vida, a tomar decisões, etc. Foram nestes aspectos que se debruçou a escolha da nossa história. Assim sendo, escolhemos o livro “A História da Pequena Estrela” de Rosário Alçada Araújo com ilustrações de Catarina França.
Para dinamizar a leitura desta obra, e recorrendo ao diálogo, iremos utilizar fantoches, de acordo com as personagens intervenientes na história.
Para complementar a atividade, realizaremos alguns jogos didáticos relativos a este conto para uma melhor compreensão por parte das crianças. Estes jogos baseiam-se nas capacidades de memória, atenção, conexão e interpretação.
As idades do público alvo estão compreendidas entre os 9 e os 13 anos.

A atividade é dinamizada por Ana Oliveira, Ana Coelho, Andreia Moreira, Mónica Barbosa e Nanci Alves.



5 de Janeiro: Um dia diferente na companhia da Leitura
Colégio São Caetano, Largo de Madre Deus, 4700-228 Maximinos - Braga

Buscando fomentar hábitos leitores, a atividade dará a conhecer uma obra em formato ebook.

A atividade é dinamizada por João Sinval, João Louro, Tiago Dias e Mafalda Eirinha.



3 de Janeiro - 3ª feira, 18h30: As Aventuras do Verdinho!

Oficinas de São José, Rua do Raio, nº 75 Braga 



Com base no livro As Aventuras do Verdinho – O Planeta Verde, de Mónica Silva e ilustrado por Dina Silva, serão dinamizadas um conjunto de práticas de fomento à leitura, visando alertar as crianças para a necessidade de um desenvolvimento sustentável do planeta.
Público-alvo: crianças entre os 6 e os 12 anos de idade.
A atividade é conduzida por Andreia Santos, Carla Félix e Jacinta Gonçalves.


29 de Dezembro, 10h-12h: Descobre a tua imaginação!
Pingu English, Alameda Padre Manuel Simões nº 193, 4760-286 Vila Nova de Famalicão
Atividade de mediação leitora com base na obra Um Lobo Culto:

A atividade é dinamizada por Ana Santos, Joana Costa, Mara Teixeira e Sílvia Costa.


28 de Dezembro de 2011, 10h30-13h00: O Livro Viajante

Hospital do Alto do Ave, Guimarães
Público-alvo: crianças da ala de pediatria com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos.

Com base em quatro livros, o objectivo desta intervenção será fomentar o gosto e, consequentemente, o hábito de leitura nos mais pequenos, através de actividades que se inserem na chamada animação leitora, nomeadamente a descoberta de títulos, a criação de narrativas apoiadas em elementos paratextuais e citações estimuladoras e, por último, a realização de uma sopa de letras, com o objectivo de responder a adivinhas da tradição oral.








A atividade é conduzida por Ana Marinho e Cristiana Pereira.







14 de Dezembro - 4ª feira, 10h: Uma história engraçada e cheia de macacada!
Patronato de Nossa Senhora da Torre, Largo de Santo Agostinho, nº19, Braga

 

A atividade tem como público-alvo crianças entre os 3 e os 6 anos de idade.
Será conduzida por Arminda Peixoto, Cláudia Oliveira, Isabel Mota, Mª Armanda Oliveira e Mª de Fátima Pereira.



10 de Dezembro - sábado, 10h: Vou-te Comer!
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Escola Básica 2,3 de Lamaçães, freguesia de Lamas, concelho de Braga.


A atividade busca promover o gosto e o interesse pela Literacia em crianças sobredotadas dos 6 aos 9 anos de idade. A partir do álbum narrativo O incrível rapaz que comia livros, foram desenhadas várias atividades lúdicas para estimular o interesse pela leitura.
A oficina é conduzida por Carolina Silva, Catarina Sampaio, Lisete Cunha e Vanessa Cruz.

05 dezembro, 2011

Realizam-se a 07 de dezembro de 2011, pelas 14:30 horas, no Auditório do Instituto de Educação, Campus de Gualtar (Universidade do Minho, Braga), as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, Especialidade de Matemática Elementar, requeridas por Maria de Fátima Morais Sardinha.

  Histórias com Problemas e a sua ligação à promoção da Numeracia e da Literacia no 1.º Ciclo do Ensino Básico 

Entrada livre.

22 novembro, 2011

Goodreads Book Giveaway

Infância, Memória e Imaginário by Fernando Azevedo

Infância, Memória e Imaginário

by Fernando Azevedo

Giveaway ends January 10, 2012.

See the giveaway details at Goodreads.

Enter to win

21 novembro, 2011

Kindle Book já disponível

Já se encontra disponível, nas várias livrarias do grupo AMAZON, a obra Infância, Memória  e Imaginário. Ensaios sobre Literatura Infantil e Juvenil, para leitura nos dispositivos portáteis do tipo Kindle.

A mesma, que inclui um conjunto de ensaios de investigadores portugueses e espanhóis, pode ser descarregada imediatamente pelo preço simbólico de 1,14 euros (com portes e IVA já incluídos).

25 outubro, 2011

XI Encontro de Literatura Infantil

Decorre, no próximo dia 5 de Novembro, na Biblioteca Municipal de Chaves, o XI Encontro de Literatura Infantil que contará com um leque de especialistas e de contadores de histórias. Esta edição é subordinada ao tema Oralidade, Leitura, Cultura... pela voz dos avós


A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia.


09:00h Abertura do secretariado

09:30h Sessão de abertura com a presença de: Comissário do PNL, Coordenador Geral da Rede de Universidades Leitoras, Presidente do OBLIJ - Observatório da Literatura Infanto-Juvenil, Presidente
da ECSH, Reitor da UTAD e Presidente da Câmara Municipal de Chaves.

10:00h Palestra: “Lectura naturista y ecocrítica de los cuentos y leyendas: dragones y mitos de agua como ejemplos”- Eloy Martos (Coordenador Geral da Rede de Universidades Leitoras; Universidade da Extremadura, Espanha).

10:25h Debate / intervalo

11:00h Palestra: “O Clube dos Afectos: Literatura Infantil e Diálogo Intergeracional” – Fernando Azevedo –
Universidade do Minho / OBLIJ.

11:25h Palestra: “Competências de leitura de crianças em risco social: experiência portuguesa e brasileira”–
Márcia Selvatice Tourinho (Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil).

11:50h Debate / interrupção dos trabalhos

14:30h Intervenção das “Narradores da Memória” Maria Lisete Ferreira (Sendim, Tabuaço), Maria de Lurdes Ala (Vilas Boas, Vila Flor), Maria Alice da Silva (Dadim, Chaves), apresentadas por Alexandre Parafita (UTAD / OBLIJ)

15:30h Intervalo

15:45h Relato de experiências em Bibliotecas Escolares e Públicas: Filomena Freitas (A.V. Nadir Afonso,
Chaves), José Francisco Carreiro (A.V. Vidago), Maria do Céu Ramos (B. M. Chaves); Fio Vermeulen-Spada (B. M. Differdange, Luxemburgo), coordenado por Américo Nunes Peres (UTAD Pólo de Chaves).

16:45h Palestra: “Bendito e Louvado meu Conto acabado! A Literatura Tradicional como património cultural” – Carla Guerreiro (Escola Superior de Educação do IPB/ Bragança).

17:10h Debate / Encerramento dos trabalhos / entrega de certificado



Contacto e inscrições:
UTAD - Pólo de Chaves
Drª Teresa Portelinha * telm. 918421866 * e-mail: portelinha@utad.pt

06 maio, 2011

Literatura Infantil e Novas Tecnologias em debate

Decorre amanhã, dia 7, e domingo, dia 8, no âmbito da Feira do Livro de Braga, o Congresso de Literatura Infanto-Juvenil e Novas Tecnologias, um espaço excelente para debater e conhecer novos formatos de leitura bem mais adequados à geração dos nativos digitais.



«A literatura infantil é lida por crianças e pelos mediadores também pelo simples e gratuito prazer desse acto. Lê-se porque, pelos seus textos, se pode aceder a mundos possíveis onde, sem prejuízo ou consequência, o sujeito se pode divertir e fruir com o humor, o insólito, o inverosímil, o maravilhoso, pensando e cogitando modos alternativos de olhar o mundo e os seres que o habitam. Pensar e interrogar os novos espaços para a formação de leitores proporcionados pelo desenvolvimento tecnológico constituirá o cerne da intervenção a realizar no LiteraTic.» (Fernando Azevedo: Literatura Infantil e Tecnologia: novos formatos para a fruição leitora)



25 janeiro, 2011

21 janeiro, 2011

Imagens da Infância


Azevedo, F. (2011) Poder, Desejo, Utopia. Estudos em Literatura Infantil e Juvenil. Braga: Centro de Investigação em Formação de Profissionais de Educação da Criança - Universidade do Minho.

Esta obra dedica a sua atenção a textos da Literatura Infantil e Juvenil, assinalando as imagens mais representativas da construção cultural dos mundos da infância e da juventude, as relações de poder que estes textos exibem, bem como as formas como a imaginação utópica tem sido dada a ler.  


Abordando tópicos estimuladores e desafiantes, este livro é relevante para estudantes do Ensino Superior das áreas das Ciências Sociais, Humanidades e Educação, bem como para todos os que se interessam pela Literatura Infantil e Juvenil.

Entre outros, são analisadas obras dos seguintes autores: Alain Corbel, A. Browne, A. Torrado, Babette Cole, Bette Westera, Clara P. Correia, Ilse Losa, Isabel M. Martins, Jorge Letria, Luísa Dacosta, Luísa D. Soares, Manuela Bacelar, Mariana Mateos, Miguel S. Tavares, Paloma Valdivia, Peter Härtling, Sara Monteiro, Umberto Eco e Xosé Ballesteros.



Índice

Introdução    9

1.     Literatura Infantil e Juvenil: Conceitos Fundamentais           11

Os lugares da Literatura Infantil e Juvenil nas práticas simbólicas
A Literatura Infantil: natureza, características, leitores e funcionamento semiótico
A Literatura Juvenil: natureza, funcionamento semiótico e destinatários
Síntese

1.     Desejo e Poder na Literatura Infantil      29

2.
A construção cultural da infância, da juventude e do mundo dos adultos
O texto e o seu leitor-modelo: processos de transformação e de adaptação
Dar voz aos que têm sido silenciados
A construção histórica e sociocultural do género
A construção cultural das representações da família
Síntese

3.      Desejo e Utopia na Literatura Infantil e Juvenil           67

Imaginar hoje o amanhã
Utopia, identidades culturais e globalização
Globalização, cultura e sociedade de consumo
Cultura, infância e utopia
Refundando as relações entre a natureza e a cultura
Síntese

Conclusões. Literatura, Ideologia e Formação de Leitores               95

Referências Bibliográficas                   99
Estudos Teóricos
Obras de Literatura Infantil e Juvenil

Índice Onomástico          119

Já disponível como Ebook ou como livro, com possibilidade de consulta das primeiras páginas, em 
Support independent publishing: Buy this book on Lulu.