Ocorreu um erro neste dispositivo

Translate

Follow by Email

21 dezembro, 2006

Coitadinho do Pai Natal...!




Ana Saldanha (texto)
Joana Quental (ilustrações)
Campo de Letras, 2002
ISBN: 972-8146-85-X
Obra incluída no Plano Nacional de Leitura




A autora de Ninguém de Ninguém dá prendas ao Pai Natal, Ana Saldanha, nasceu no Porto e actualmente vive na Irlanda do Norte, onde se dedica à tradução e ficção, depois de se ter doutorado com uma tese sobre Rudyard Kipling e a sua obra para crianças. É autora de diversos livros para crianças e jovens entre os quais Uma questão de cor, Doçura Amarga, Gorro Vermelho, entre outras. A ilustradora Joana Quental nasceu em 1969. Designer, ilustradora e docente, dedica-se ao desenho animado, multimédia, ilustração de livros entre outras actividades. Em 1997 recebeu uma Menção Honrosa no Concurso Nacional de Ilustração Infantil promovido pelo IPBL e IBBY.
Em Ninguém dá prendas ao Pai Natal, narrativa breve marcada pelo humor subtil, é apresentado um Pai Natal como uma figura emocionalmente fragilizada porque ninguém se lembra dele. O desenrolar da acção surge com a entrada em cena de diversas personagens dos nossos contos literários mais conhecidos. Capuchinho Vermelho, Gata Borralheira, João Ratão, Bruxa da Casinha de Chocolate, Raposa e Lobo Mau surgem nesta história a conviverem em plena harmonia e a trazerem cada um, uma prenda ao Pai Natal. As ilustrações retratam cada passo da história, e, ao virar da página, o leitor depara-se com o complemento texto icónico/texto verbal.
O desenlace desta breve narrativa termina com um “happy end”, onde todos acabam em companhia da amizade e da alegria. Um excelente livro para esta época natalícia.

Ninguém dá prendas ao Pai Natal é recomendado pelo Plano de Leitura para o ano lectivo de 2006/2007 (para projectos relacionados com 3º e 6º ano).

1 comentário:

Anónimo disse...

parabéns! esta recensão despertou-me a curiosidade para ler o livro.
o que é bom sinal.