Ocorreu um erro neste dispositivo

Translate

Follow by Email

28 dezembro, 2006

Há Males Que Vêm Para o Bem!


SOARES, Luísa Ducla (2005). A Princesa da Chuva.
Ilustração de Fátima Afonso. Porto: Civilização.
ISBN: 972-26-2260-9
A partir dos 6 anos.

Luísa Ducla Soares nasceu em Lisboa a 20 de Julho de 1939, onde se licenciou em Filologia Germânica. Recebeu o "Prémio Calouste Gulbenkian para o melhor livro de literatura infantil no biénio 1984-1985" e o "Grande Prémio Calouste Gulbenkian" pelo conjunto da sua obra em 1996. Publicou já, até à data, 45 obras infanto-juvenis.
«“Não há bela sem senão” diz a antiga expressão! Mas o que acontece quando não há azar que a coragem não enfrente? Será possível transformar uma maldição em bênção?» O breve texto que acabámos de citar encontra-se na contracapa de A Princesa da Chuva, servindo de apresentação e de convite à leitura deste novo conto.
Ilustrado por Fátima Afonso, este livro conta a história de Princelinda, «a princesa do Reino dos Reinetas» (Soares, 2005: 3), que vê a sua vida fadada desde o nascimento. Nesta obra a ilustração acompanha o texto com a função de o exemplificar/explicar. Ao mesmo apela à criança para uma leitura mais interessante e divertida com o seu toque humorístico. Num discurso cativante, do qual não se encontram ausentes os jogos fonéticos, as repetições, as metáforas e os diálogos muito vivos entre as personagens, a narrativa vai envolvendo o leitor, que acompanha as peripécias de uma pequena princesa cujo destino é marcado por um imprevisto e pelo insólito génio de uma fada, que a fada de Princesa da Chuva. Em qualquer sítio que a Princesa estivesse, havia de chover. Isto porque a pequena princesa fez chichi no colo da fada. Mas esta, ao contrário das suas congéneres tradicionais, age sobre o próprio destino e transforma a sua maldição numa dádiva. Parte para fazer o bem, descobre a sua vocação operária e finta o próprio destino.
A narrativa desenvolve-se, deste modo, a partir de uma situação de desequilíbrio, de um acontecimento aparentemente negativo, que, depois, acaba por se transformar num dado muito valioso.
Com todo o delicioso fino humor que caracteriza a sua escrita, Luísa Ducla Soares consegue aliar tradição e inovação, trazendo aos nossos miúdos o mundo maravilhoso de príncipes e de princesas, pintado com traços sociais que estes reconhecem do seu dia a dia.





Sem comentários: