Ocorreu um erro neste dispositivo

Translate

Follow by Email

04 janeiro, 2007

A Desmistificação do Nascimento


Cole, B. (2002). A Mamã pôs um Ovo! 4ª Ed. Lisboa: Terramar. (ilustrações: Babette Cole)
ISBN: 972-710-177-1


A Mamã pôs um Ovo é uma obra da autoria da escritora inglesa que, aos sete anos, já havia escrito o seu primeiro livro, Babette Cole. Além de escrever, Babette também se dedicou à arte de ilustrar. Unindo as duas habilidades, tornou-se um talento reconhecido mundialmente, que pode ser comprovado nas mais de 70 obras publicadas, voltadas principalmente às crianças. Revelada pela Terramar, em Portugal, Babette Cole é um dos actuais grandes nomes da literatura e da ilustração para crianças. Senhora de um humor corrosivo, tipicamente britânico, consegue seduzir não só os pequenos leitores como também os próprios adultos.
A mamã pôs um ovo é um livro surpreendente que aborda, de uma forma singular, a questão da educação sexual. Carregado de humor e ironia, recheado de ilustrações, dá-nos a possibilidade de explorá-lo em qualquer uma das etapas do 1º Ciclo. É nesta fase que a criança começa a descobrir o mundo real.
O presente álbum poderá ser, tendo em conta as preocupações que continuam a existir com a introdução deste tema nas escolas, um excelente veículo para responder às dúvidas que vão surgindo, e que são ainda maiores quando as respostas que as crianças obtêm são ambíguas e até contraditórias.
Tratando-se de um álbum, as ilustrações destacam-se pela sua originalidade, pela forma coerente como acompanham o texto, que, por sua vez, contém uma linguagem simples, do quotidiano das crianças, permitindo que estas compreendam a mensagem. O uso recorrente ao nonsense é outro dos aspectos que enriquecem toda a narrativa, contribuindo para o aumento do suspense relativamente ao seu desfecho, que, por sua vez, é inesperado e surpreendente.

Glória Magalhães e Rui Maciel

Sem comentários: