Ocorreu um erro neste dispositivo

Translate

Follow by Email

04 janeiro, 2007

A Origem do Nome

Alice Vieira. (2001). Trisavó de Pistola à Cinta e Outras Histórias. Lisboa: Editorial Caminho.
ISBN: 972-21-1422-0

Trisavó de Pistola à Cinta é um texto de género infanto-juvenil de Alice Vieira, inserido na colectânea Trisavó de Pistola à Cinta e Outras Histórias.
Alice Vieira nasceu em 1943 em Lisboa. É licenciada em Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Recebeu em 1979, o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança, em 1983, o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil e em 1994 o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra. É hoje uma das mais importantes escritoras portuguesas para jovens, tendo ganho grande projecção nacional e internacional. Recentemente foi indicada pela Secção Portuguesa do IBBY (International Board on Books for Young People) como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen. Trata-se do mais importante prémio internacional no campo da literatura para crianças e jovens, atribuído a um autor vivo pelo conjunto da sua obra.
Trisavó de Pistola à Cinta é uma narrativa que conta a história de uma série de gerações de mulheres com o mesmo nome, “Benedita”. Tal facto deve-se a um suposto acto heróico, base de todo o enredo, executado por uma antepassada da narradora (a trisavó) no século XVI, aquando a ocupação do território português pelos espanhóis.
A obra destaca-se pela sua vertente humorística e pelo mistério que envolve a protagonista, captando a atenção e espicaçando a curiosidade do leitor relativamente ao seu desfecho. A sequência das peripécias encaminha-nos para um clímax inesperado devido a uma descoberta acerca desta “super trisavó”, que resulta no término da geração das “Beneditas”.
Glória Magalhães e Rui Maciel

Sem comentários: